Skip to main content
Close

Caracará(Southern Caracara)

Photo by Jardel Prado
Published on Project Noah
Zoom
NominateNominate for Wildlife Photograph of the Month
reportFlag Spotting

-20.0865, -56.6142

Field Notes

Description:

Também conhecido como carcará, carancho, caracaraí (Ilha do Marajó) e gavião-de-queimada, o caracará não é, taxonomicamente uma águia, e sim um parente distante dos falcões. Ocorre em campos abertos, cerrados, borda de matas e inclusive centros urbanos de grandes cidades.
Seu nome significa: do (tupy) caracará = onomatopeia indígena para o som emitido por esta ave da família Falconidae; e do (latim) plancus, plangos = águia. ⇒ águia que emite o som “cará”, “cará”.
Medindo cerca de 56 centímetros da cabeça a cauda e 123 centímetros de envergadura, o caracará é facilmente reconhecível quando pousado, pelo fato de possuir uma espécie de solidéu preto sobre a cabeça, assim como um bico adunco e alto, que assemelha-se à lâmina de um cutelo; a face é vermelha. É recoberto de preto na parte superior e possui o peito de uma combinação de marrom claro com riscas pretas, de tipo “carijó”; patas compridas e de cor amarela; em voo, assemelha-se a um urubu, mas é reconhecível por duas manchas de cor clara na extremidade das asas. Deve seu nome à vocalização que emite.

Habitat:

Vive solitário, aos pares ou em grupos, beneficiando-se da conversão da floresta em áreas de pastagem, como aconteceu no leste do Pará. Pousa em árvores ou cercas, sendo freqüentemente observado no chão, junto à queimadas e ao longo de estradas. Passa muito tempo no chão, ajudado pelas suas longas patas adaptadas à marcha, mas é também um excelente voador e planador, costuma acompanhar as correntes de ar ascendentes. Durante a noite ou nas horas mais quentes do dia, costuma ficar pousado nos galhos mais altos, sob a copa de árvores isoladas ou nas matas ribeirinhas.
Para avisar os outros caracarás de seu território ou comunicação entre o casal, possui uma chamado que origina o seu nome comum, “caracará”. Nesse chamado, dobra o pescoço e mantém a cabeça sobre as costas, enquanto emite o som (algumas espécies de aves de rapina tem o mesmo habito de dobrar o pescoço para trás quando emitem som).

Species ID Suggestions

Caracara

Caracara plancus

Comments (2)

Beautiful bird and great shots, Jardel.

Accelerate our Mission to Photograph 
Every Species in the World!

Image
Butterflies icon

Wildlife Community

Wildlife Community

Join a worldwide community passionate about wildlife and nature!

Join Project Noah

Nature School

Nature School

Transform your green space into a curiosity-creating nature classroom!

Visit Nature School

Wildlife Game

Wildlife Game

Defend wildlife throughout the jungle in thrilling nature game!

Play Baboon